segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CAPACITAÇÃO SICLOM / PARÁ




No período de 19 a 21 de agosto, aconteceu no auditório do Belém Soft Hotel, o congresso e a capacitação do SICLOM (Sistema de Controle Logistico de Medicamentos). Que teve por objetivo, capacitar e informar sobre o funcionamento do sistem e fazer com que os farmacêuticos dos SAE - CTA (Serviço de Assitência Especializada - Centro de Testagem e Aconselhamento), troucessem suas demandas para serem discutidas e avaliadas através da CIB (Comissão Intergestores Bibartite do Estado do Pará), para serem ou não pactuadas pelo governo do estado apartir de janeiro de 2010.
Neste período tivemos conhecimento da resolução Nº 87, de 29 de julho de 2009, da CIB. Que resolve atualizar o elenco de referência de medicamentos da assistência farmacêutica na atenção básica do Pará, para o ano de 2009, pactuando 148 medicamentos e estabelecendo os valores de contrapartida do incentivo de componentes básico da assistência farmacêutica, de responsabilidade das 03 (três) esferas de governo.
Sendo que as secretárias municipais de saúde assumirão a gestão da assistência básica, nos 143 municípios, aderindo à forma de repasse dos recursos das contrapartidas estadual e federal, fundo a fundo aos municípios; portanto, a execução deste componente é descentralizada sendo a aquisição e dispensação de medicamentos de responsabilidade dos municípios.
Na ocasião referendamos alguns medicamentos para o tratamento de DOENÇAS OPORTUNISTAS, que acometem ás pessoas vivendo com HIV/aids, para serem avaliadas e pactuadas à responsabilidade do Governo Estadual. A nova lista poderá, em alguns meses, ser visualizada no link:

http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMIS69662342PTBRIE.htm

A AGALT - Amazon e RNAJVHA - PA (Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids - Pará), agradecem a Coordenadoria Estadual de DST/Aids pelo convite de participar dessa importante construção, que visa o bem estar e a promoção da qualidade de vida da pessoas vivendo com HIV/Aids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário